Á Descoberta do Crescimento

Berçário, Creche, Jardim de Infância, Pré-escolar e Centro de Estudos

Pré-Inscrição

Princípios Educativos

Os Métodos Pedagógicos e Prática Pedagógica por esta instituição adotados, orienta-se tendo como base principal os seguintes documentos Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Le-Quadro), Lei de Bases do Sistema Educativo e Qualidade de Projeto, todos eles estruturados pelo Ministério da Educação, o Manual de Processos Chave para a Creche e Bibliográfica da Área Educacional.

Contudo, não somos rígidos, e sempre com o intuito de enriquecer, adaptar e melhorar o nosso trabalho pedagógico face aos diferentes desafios e situações que nos forem surgindo, adotaremos outros modelos, métodos educativos e correntes educativas nomeadamente como: High-scoop (aprendizagem pela Acão) e Piaget (teoria construtivista).

Entendemos, que para uma educação de qualidade, e no que diz respeito aos métodos e modelos educativos, as nossas ações pedagógicas serão mais ricas e eficazes se tivermos a possibilidade de aplicar o que consideramos ser o melhor de cada modelo/método face às determinadas situações, tornando-o assim o nosso método/modelo como único.

Sendo a escola um lugar de aprendizagens, descobertas, explorações de saberes e de experiências, visamos trabalhar no sentido de uma educação para os valores, formando cidadãos críticos, conscientes e ativos preparados para integrar a sociedade.

Pretendemos, através de um ambiente educativo rico e estimulante, que desperte a curiosidade e  vontade de aprender por parte das nossas crianças, promover uma educação integral, assim como, o seu desenvolvimento pessoal e social, potencializando a sua progressiva autonomia, incentivando o seu espírito crítico e proporcionando-lhes aprendizagens significativas.

Tendo plena consciência que a criança constrói o seu desenvolvimento de forma articulada, em intervenção com os outros e com o meio, preocupamo-nos em criar contextos facilitadores de aprendizagem, um clima comunicativo, aberto, flexível, atento, potencializador de novas possibilidades e alternativas para as crianças, e em que estas se sintam valorizadas, respeitadas, estimuladas e escutadas, contribuindo para a sua auto-estima, encorajando os seus progressos.

 Creche

A valência de Creche tem capacidade para 42 crianças destinando-se à faixa etária dos 4 aos 36 meses. Esta encontra-se dividida por 3 salas, sendo estas, um berçário (Sala 1) com crianças dos 4 aos 12 meses, uma sala (Sala 2) com crianças dos 12 aos 24 meses, e outra (Sala 3) com crianças dos 24 aos 36 meses.

A Sala 1 conta com o apoio de 2 Auxiliares de Acção educativa
A sala 2 conta com o apoio de 2 Auxiliares de Acção Educativa.
A sala 3 conta com o apoio de 1 Educadora de Infância e 1 Auxiliar de Acção Educativa.

Inscrever

Jardim de Infância

A valência de Jardim de Infância tem capacidade para 50 crianças destinando-se à faixa etária dos 3 aos 5 anos. Esta valência encontra-se dividida por 2 salas, sala 4 e sala 5, tendo cada uma delas, capacidade para 25 crianças.

A sala 4 conta com o apoio de 1 educadora de infância e de uma Auxiliar de Acção Educativa.

A sala de Jardim de Infância e Pré-escolar 2 (Sala 5) destina-se a crianças com as idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos.
Contudo, durante o ano letivo, algumas crianças chegam a fazer os 6 anos nesta sala

A sala 5 conta com o apoio de 1 Educadora de Infância e de uma Auxiliar de Acção educativa.

Inscrever

 C.A.T.L

A Valência de C.A.T.L (Sala 6) tem capacidade para 40 crianças, dividindo-se estas em 20 para cada turno (manhã e tarde).
Esta Sala conta com o apoio de uma Professora de 1º Ciclo e um auxiliar de Acção Educativa.

Inscrever